GESTÃO POR PROCESSOS

 

 

Todas as organizações, de todos os portes têm necessidade em aperfeiçoar seus processos internos. Desconhecemos uma sequer que tenha todos os processos sem necessidade de melhorias. Assim, é natural compreender, porque muitas empresas de porte investem em serviços de BPM.

 

Aplicação

Falhas pequenas não repercutem de imediato, falhas maiores quebram um negócio pela falta de controle, por fraudes, por deixar de melhorar pontos que podem ser melhorados, logo isto são pontos de atenção.

Muitos problemas, poderiam ser evitados, por falhas na condução das equipes, evitar controles desnecessários ou ter controles insuficientes, ou pela insatisfação e péssimo clima organizacional que fraturam o engajamento do time. 

 

Muitas perdas, por não ter controles efetivos, automatizados ou não, e pior, por não ter gestão baseada em indicadores.

 

O que seria BPM

Gestão por Processos de Negócios (BPM) é uma abordagem com ferramentas  e recursos para identificar, mapear, analisar, aperfeiçoar e controlar processos de negócios, automatizados ou não, para enfim obter ganhos em eficiência e resultados alinhados com a estratégia do negócio. Muitos desses princípios da gestão por processos podem e devem ser usados em negócios de todo porte e segmento.

 

Porque utilizar BPM

Regra geral, empresas contratam consultorias, ou treinam e formam times e escritórios de processos, como uma solução para melhorar sua gestão. Isto ocorre pela existência de problemas financeiros, de produtividade, de faltas de controle, mas todos os motivos passam por aspectos como desalinhamento das áreas de negócio com a estratégia adotada, perdas financeiras, de clientes e de mercado.

 

Expectativas e Realidade

Nós temos este excelente artigo, que demonstra com clareza, como muitas vezes nos equivocamos em relação à expectativas, com certeza vale muito refletir sobre ele.

 

Mas contratar uma consultoria em gestão por processos, se torna essencial quando queremos ter visão diferenciada de nosso negócio. Poderemos, por exemplo, ter cenários com os reais impactos que as ações e decisões causam no negócio e em seus resultados. De tal modo, fica mais simples compreender o desempenho dos processos e seus reflexos na estratégia e nos resultados do negócio.

 

 

Aspectos importantes que muitas empresas perdem de vista - o treinamento, a instrução e estudos constantes, estimulados e continuado.

Como as questões de controle financeiro, fluxo de caixa controlado, Analise Vertical/Horizontal, e muitas ferramentas que auxiliam ao Gestor.

 

 

NOSSA METODOLOGIA

Temos metodologia própria de Diagnóstico e melhoria contínua onde conseguimos aumentar e melhorar seus resultados, reduzir gastos,  simplificando e automatizando seus processos.

 


Veja algumas reflexões aqui, sobre Processos.

 
E assista este vìdeo O Sócio.

 

 

BPM Workflow.  Processos de Negócios, Gestão eficaz



Veja as matérias desses locais abaixo:

Saber para Crescer

ZCT Blog
Como organizar sua empresa?