Gestão de Mudanças, ITIL, COMITÊ de Mudanças, Evolução de negócios

GESTÃO DE MUDANÇAS

Em TI há processos  aperfeiçoados constantemente para gerir vários aspectos, um deles é a Gestão de Mudanças  (ITIL) que se preocupa com todo acréscimo, modificação ou remoção de equipamentos/ativos, arquitetura, ferramenta, métrica e outros itens de configuração que possam AFETAR os Serviços de TI, com um nível de risco na empresa ou no negócio da mesma. 

 

Dada a complexidade que as mudanças podem alcançar, um processo para gerenciá-las é essencial, pois define o fluxo a ser seguido para que todos os pedidos de mudança sejam avaliados, priorizados, planejados e implantados de maneira segura, sem impacto nos processos de negócio.

 

Também enxergamos que uma Mudança Organizacional é como um ajuste às necessidades do Mercado, causada pela influência do ambiente externo ou interno. Pode ser uma Mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo. A mudança na organização impacta o modo como trabalhamos. E, a depender do projeto e consequentes mudanças, o impacto estratégico da mesma pode ser extremamente prejudicial ao negócio, caso não bem gerenciado.

 

O sucesso da correta Gestão de mudanças, com processos bem definidos, tem direta relação com a mudança das pessoas, do mais alto nível até os operacionais. A gestão de mudanças disciplina e orienta como preparamos e nos portamos em toda a organização.

 

Para isto, em todos os casos acima, temos um processo testado e utilizado em empresa de grande porte de Telecom do RJ.